quinta-feira, 28 de julho de 2011

MEMBRANA PLASMATICA:

A membrana plasmatica de uma celula é feita de lipidios (gordura) e fósforo, formando os fosfolipidios. Na celula eles ficam um em posição contraria ao outro, formando uma barreira.
Veja a representação abaixo:

Essa é uma dupla camada de fosfolipidios.
As celulas podem ser:
Hipertonicas - quando o lado de dentro da celula possui mais concentração de alguma substancia que o lado de fora.
Hipotonicas - quando o lado de fora da celula possui mais concentração de alguma substancia que o lado de dentro.
Isotonicas - quando os dios lados (dentro e fora) possuiem a mesma concentração de alguma substancia.
Água, Glicidios, proteinas... sao exemplos de componentes que nossas celulas precisam.

Uma membrana plasmatica so deixa entrar alguma substancia na celula quando ela precisa daquela substancia, quando possui mais concentração daquela substancia fora da  celula que dentro dela. E so deixa alguma substancia sair dela quando quando possui mais concentração da substancia dentro que fora da celula.
quando um componente precisa entrar na celula e é grande demais para passar por entre os fosfolipidios, que é onde as substancias pequenas passam, existe a proteina, que é tipo um portao que se abre quando uma substancia grande precisa passar e se fecha depois que ela entra.
EXEMPLOS DE ENTRADA E SAIDA DE SUBSTANCIAS:

Difusão - quando uma substancia pode entrar e sair diretamente pelos fosfolipidios, sem que a proteina precise trabalhar.
Osmose - É a mesma difusão, porem a única substancia que pode entrar e sair da celula é a água. É a difusão da água.
Difusão facilitada - Parecida com a difusão, porem as moleculas que entram sao maiores e, para facilitar a entrada, existem as proteinas, como foi falado anteriormente.
 
ENTRADA E SAIDA DE AGUA:
No momento que começar a entrar agua na celula, entrará até a celula estourar, a menos que ela possua a parede celular, que é rígida e nao deixa que a celula passe dali.
No momento que começar a sair agua, sairá ate a celula murchar e, mesmo que esta possua a parede celular, isso nao mudara nada, pois ela apenas murchara, ou seja, diminuira de tamanho.
GLICOCÁLIX:
Une uma celula na outra, permitindo que substancias passem de uma para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário