segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nucléolo'

No nucleo de todas as celulas, tanto eucariontes quanto procariontes, encontra-se o DNA.
O DNA é responsavel por carregar as heranças geneticas de cada um. Quando o zigoto é fecundado, um espermatozóide paterno, com o óvulo materno se unem, formando a celula ovo ou zigoto.
todos temos 46 cromossomos, 23 pares. um do pai com um da mae, lado a lado. Até o par 22, somos todos iguais, mas o que vai nos determinar mesmo é o par 23, o par sexual. Ele é que determina o sexo do feto. Ele pode ser XX--->menina ou XY--->menino. Para determinar o sexo, o feto herda um X da mae com um X do pai e gera uma menina. se o pai mandar Y, seu unirá com o X da mae e formará um menino. Então, quem determina o sexo da criança é o pai, dependendo do que ele mandar, formará o sexo da criança( a mae nao determina, pois so pode mandar X e o pai tem a opção de mandar X ou Y) mas é claro que o pai nao escolhe, sempre terá 50% de chance de ser menina e 50% de ser menino.
Bem ao meio do cromossomo, existe o centrômero, que une o cromossomo, pois ele é tipo um "novelo", está todo enrolado para caber em um espaço muito pequeno, portanto o centrômero é tipo um clips, serve para nao deixar que os "fios" se desenrolem.
GÊMEOS:
 Existem dois tipos de gêmeos: univitelinos e bivitelinos 
 Gêmeos univitelinos----> (idênticos)Sao fecundados quando a celula ovo se divide em duas ou mais partes, formando dois ou mais zigotos. Só pode nascer dois meninos ou duas meninas, apenas crianças do mesmo sexo.
Gêmeos bivitelinos----> São fecundados quando dois espermatozóides fecundam dois óvulos. Esse tipo de gêmeos nao sao considerados verdadeiros gêmeos, pois eles apenas nascem juntos, nao são fecundados pelo mesmo óvulo (crianças podem ser de sexos diferentes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário